07/07/2021

Tudo que Precisa Saber de Marketing para um negócio Local

Por admin

O que Marketing?

Antes de começar com o digital irei para o Marketing Tradicional e mostra a diferença que são as duas:

  1. A evolução da Tecnologia fez a forma de fazer Marketing mudar para o então conhecido Marketing Digital.

  A evolução tecnológica foi muito rápido e mal dava tempo de se adaptar e já tinha que mudar novamente, como modelo de celular. E muitos preferiram esperar vários modelos de celulares para sair do anterior e mudar, mas isso em alguns casos custou a falência da empresa e pode ser a sua. Quem se lembra da Kodak? Esse foi um caso latente e pode não ser o motivo que pode te levar a falência. Mas, sempre devemos ficar de olhos abertos com as tecnologias. 

A base continua a mesma, planejar, fazer, analisar e decidir. Apenas as ferramentas mudaram a possibilidade de gerar esse ciclo, tendo tanta informação gerada pela tecnologia e possível ficar apenas planejando e não agir.

  1. Os consumidores mudaram e evoluíram na sua forma de pensar. 

Pensa nos anos de 1938, parece que estamos vendo tudo preto em branco em algo distante de mais de 1000 anos atrás. A visão de diferentes gerações vem em um intervalo de tempo cada vez menor. A mudança de pensamento vinha de seculos em seculos e passa a ser em décadas a décadas, até começar se perder em diferentes evoluções durante o mesmo período. 

Com isso, grandes empresas tiveram que mudar. Assim como o Marketing Tradicional fora do digital teve que evoluir, mas nem todos fizeram isso.   

Marketing Digital continua sendo Marketing, sempre terá os profissionais bons e os ruins, assim como era antes. Porém, hoje podemos medir isso.  

Indo mais a fundo ao tema proposto começamos a falar de Marketing, sendo um departamento da empresa com a intenção de gerar valor na visão do cliente e criar uma vantagem competitiva para empresa de acordo com o gerenciamento estratégico proposto e depois como resultado atrair novos clientes.

Tendo os 4 P’s como o mais clássico sobre Marketing, sendo eles o produto, preço, promoção e praça, segundo LIMEIRA; VIDIGAL (2010).

Imagem retirada do Blog neilpatel.com

 O fato de cria valor sobre a perspectiva do cliente por meio da presença digital e presencial, será toda a intenção do assunto abortado pelo trabalho ao se desdobrar durante a explicação. 

Mas para entender melhor como chegou a esse ponto, temos que analisar a história para encontrar os pontos essenciais da evolução. Segundo KOTLER (2017) o 

Marketing 1.0 focava apenas nas características do produto, sendo por volta da primeira revolução industrial. Passando pela história de forma rápida, temos o 

Marketing 2.0 que estava voltado para o consumidor, depois veio o 

Marketing 3.0 com a ideia de que o ser humano é muito mais que um simples consumidor e possuem vontades, uma mente, coração e espírito e por último de forma simples e resumida o 

Marketing 4.0 é um aprofundamento do anterior como ser humano em sua jornada como cliente e suas novas necessidades de ter tudo sob medida para ele e ser tratado no mesmo nível, colocando-o lado a lado. 

Talvez você conheça empresas que estejam em mais de uma etapa. Assim, como possuem empresas ganhando muito dinheiro utilizando o marketing 1.0. Não existe certo ou errado, sendo o correto aquilo que melhor funciona para você de forma que você seja verdadeiro com seu cliente e sua proposta de empresa. Não adianta usar Marketing 4.0 de forma maquiavélica sem integridade.  

Curtiu o Artigo “Tudo que um negócio Local Precisa Saber de Marketing” da Agência de Marketing Digital Selagana. Conifra o Artigo “5 Tendências do Marketing Digital Para 2021