9 Dicas de Marketing Digital fundamentais para aumentar as vendas
Agência de Marketing Digital Selagana separou 9 Dicas de Marketing Digital fundamentais para aumentar as vendas
Dica 1: “Não importa o seu tamanho, mas sim, o tamanho da percepção do seu cliente sobre a sua entrega”
Não é necessário gastar muito para aparentar ser uma grande empresa. Publicidade é feita para parecer maior do que realmente é, através de imagens e palavras que prometem um desejo realizado, um sonho tornado realidade, um problema resolvido.
Pequenas empresas são ampliadas pela propaganda certa.
O pior tipo de publicidade exagera para chamar sua atenção de forma forçada, o melhor, chama sua atenção sem exageros mostrando resultados ou vontades do público. Simplesmente declara um fato ou revela uma necessidade emocional, depois deixa você tomar a decisão.
Exemplos do pior: fotos de antes e depois para produtos de perda de peso sem cirurgia, apenas cremes cosméticos. Gera uma descrença quase cômica e cria sensação negativas contra a empresa. “Perca 55 Kg com creme X”
O melhor: o melhor Marketing é aquele sutil e claro do seu objetivo, conectando em diferentes formas com o seu público. O anúncio “silhueta” da Apple para o iPod é um anúncio inovador do iPod para o status sociais ligado a aparência do produto.
Dica 2: “Não prometa nada além da verdade.”
A publicidade de hoje é cheia de truques. Eles se apegam implacavelmente a um produto como uma bola e uma corrente, impedindo que ele entenda e evolua rapidamente à frente da concorrência, impedindo qualquer comunicação real de benefícios ou ímpeto para comprar. O pensamento atualmente é chamar atenção a qualquer custo, é preciso pelo menos chamar sua atenção.
Mas isso não é duradouro!
Os anúncios dos revendedores de automóveis locais são provavelmente os piores criminosos – usando animais de zoológicos, marretas, palhaços, modelos de biquínis, qualquer coisa não relacionada ao benefício real do produto e quando não se utilizam de mentiras como “carro pouco utilizado, apenas para levar meus filhos no colégio”.
Se as pessoas que pensaram nesses truques ultrapassados ou de curto empacto, gastassem metade de sua energia apenas aderindo aos benefícios reais do produto e o motivador da compra, eles teriam um ótimo anúncio.
O que eles não percebem é que eles já têm muito com o que trabalhar sem recorrer a truques.
Existe o produto com todos os seus benefícios, a marca, que sem dúvida, gastou dinheiro para promover, a concorrência e suas fraquezas, e dois poderosos motivadores de compra – medo de perda e promessa de ganho. Em outras palavras, tudo o que você realmente precisa fazer é contar a verdade sobre seu produto e ser honesto sobre os desejos e necessidades de seus clientes.
Claro, às vezes isso não é tão fácil. Você precisa fazer algumas pesquisas para descobrir o que os clientes realmente querem, o que a concorrência tem a oferecer e por que seu produto é melhor.
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Dica 3: “Fatos não mudam, mas as estatísticas são mais interpretáveis.”
Na publicidade, você precisa ser muito cuidadoso ao usar os fatos. Como qualquer político dirá, fatos são coisas assustadoras. Eles não têm alongamento, nem flexibilidade, nem espaço para erros de interpretação. Eles são indiscutíveis. E usado corretamente, muito poderoso. Mas estatísticas, agora há algo que os anunciantes e os políticos adoram: “Cinco entre seis dentistas recomendam Colgate” quem pode contestar isso? Isso me faz querer sair correndo e comprar um pacote de Colgate agora. Talvez, não… Mas fica alojado no seu sub consciente a percepção de ser um produto querido e testado por outros consumidores.
Dica 4: “Sempre que você se encontra do lado da maioria, é hora de se reformular.”
No momento que você encontra o mesmo produto sendo vendido da mesma forma tudo que muda é o menor preço, quando até o preço se torna igual, a diferença passa ser a quantidades de parcelas (facilitações de vendas). Esse é a grande dificuldade do varejo brasileiro.
Magazine Luiza é a pioneira em investimentos para mudar essa realidade e é a empresa do varejo que mais cresce. Investindo em conteúdos simples do dia a dia com uma imagem humanizada com objetivo de simplesmente melhorar a vida das pessoas que a segue com uma mistura de uma blogueira virtual e amiga.
Dica 5: “A diferença entre a palavra certa e a palavra quase certa é a diferença entre um raio e o próximo raio.”
Escrever uma copy de anúncio realmente eficaz significa escolher exatamente a palavra certa no momento certo. Falar todas as palavras corretas na ordem errada faz toda a diferença para o resultado.
Você quer levar seu cliente a todos os benefícios que seu produto tem a oferecer, e quer lançar a melhor oportunidade em todos os benefícios. Isso também significa que você não quer dar a eles qualquer motivo ou oportunidade para desistir do seu argumento. Se eles não aproveitarem a oportunidade de negociar com você, ele perde a oportunidade.
Eles estão pensando em ir na próxima página, em outro canal de YouTube ou em um novo site. Então faça cada palavra dizer exatamente o que você quer dizer, não mais, nem menos.
Exemplo: se um produto é novo, não tenha medo de dizer “novo” (um produto é novo explore fatos nunca explorado pelos demais). Apenas não abuse do benefício, todos sabem que a água tem 0 caloria. Mas não entendem o quanto é benéfica para uma dieta de emagrecimento.
Dica 6: “Grandes pessoas nos fazem sentir que podemos nos tornar grandes.”
É assim com ótimos anúncios. Embora eles não possam nos convencer de que seremos milionários, sejam tão famosos quanto Madonna ou tão bonito quanto Tom Cruise, eles nos fazem sentir que podemos ser tão atraentes, famosos, mais ricos ou admirados quanto gostaríamos de pensar que podemos ser. Todos nós em condições certas, poderíamos vencer as probabilidades e pegar o anel de ouro, ganhar tanto quanto um ganhador na loteria.
Grande publicidade bate nessa crença. Um anúncio eficaz que promove a loteria já usou fotos de pessoas sentadas em uma praia exótica com pequenos guarda-sóis em seus coquetéis (uma imagem perfeitamente realista para a pessoa comum) com a frase: Alguém tem que vencer, pode ser você também.”
Dica 7: ” A vontade de pertencer a uma tribo é universal do ser humano e é nosso bem mais precioso.”
Somos todos parte da mesma família de criaturas chamadas homo sapiens. Cada um de nós quer ser admirado, respeitado e amado. Queremos nos sentir seguros em nossas vidas e nossos empregos. Então crie anúncios que tocam a alma e sejam convidativos.
Use um apelo emocional em seu visual, título e copy. Mesmo o humor, usado corretamente, pode ser uma ferramenta poderosa que conecta você ao seu cliente em potencial. Não importa se você está vendendo sapatos ou software, as pessoas sempre responderão ao que você tem para vendê-las em um nível emocional.
Depois de tomar a decisão de comprar, o processo de justificação entra em ação para confirmar a decisão. Em outras palavras, uma vez que eles estão convencidos de que você é um menstrício com sentimentos reais por suas esperanças e desejos, assim como seus problemas, eles vão de perspectiva para cliente.
Dica 8: “Um ser humano tem um desejo natural de ter tudo de bom para ele, mesmo que ele não precise.”
Não é a verdade. Mas, mais dinheiro, mais roupas, carro mais chique, casa maior. É o que a publicidade alimenta. “Você precisa disso. E você precisa de mais a cada dia. ”É o mantra universal que leva o consumo até os limites de nossos cartões de cobrança. Então, como aproveitar esse apetite insaciável por mais coisas?
Convença os compradores que mais é melhor. A Colgate oferece 20% mais creme dental no tamanho da economia gigante. Você ganha mais 60 folhas com o grande rolo Neve de papel higiênico. As lâmpadas da PHILIPS são 15% mais brilhantes. SUCRILHOS agora tem 25% a mais.
Quando as empresas descobriram que não podia vender mais para um mercado já saturado, eles começaram a vender carros ou celulares com diferentes funcionalidades. Oferecendo mais do mesmo
Ex.: IPHONE 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,x,y,z.
Com isso, pode-se vender o mesmo produto para a mesma pessoa.
Gerar um produto novo não é a nossa realidade, mas podemos criar um motivo diferente para fazer o mesmo cliente levar varias unidades do mesmo produto ou produtos complementares para diferentes pessoas.
Dica 9: As roupas fazem a pessoas. “Pessoas nuas têm pouca ou nenhuma influência na sociedade.”
Quem fica com a garota? Quem atrai todas as mulheres? Neymar deve saber.
Todos sabemos que o dinheiro traz beleza e oportunidades
Sabendo disso, Grandes marcas de roupas geram status agregando valor nos acessórios. Por que mais você gastaria mais R$ 900 por uma Calça Jeans? Ou R$ 600 por uma Blusa? Observadores de Aristóteles do século 20 têm consistentemente sustentado que o caráter é inseparável da aparência, afirmando que as roupas revelam uma rica paleta de qualidades interiores, bem como uma marca pessoal ou identidade social.
Aqui é onde a publicidade certa paga os seus investimentos. Tem dúvidas sobre isso?
Então, porque todos sempre tentam se vestir adequadamente para uma entrevista de emprego, para um primeiro encontro ou uma reunião importante?
O que você tenta vestir para os seus clientes combinam, por que? Quais são suas vantagens? o que você agrega ou resolve?
Para o mundo dos anúncios você não precisa do anúncio perfeito e caro. Podendo ser simples e caseiro, porém, a entrega deve ser necessariamente a mais atraente possível. Não precisa de Fotógrafos e diretores caros, somente criatividade e saberem contar uma história, criar um clima, convencê-lo de que ele está comprando um produto de qualidade e que ele já estava querendo.
A grande resposta está em gerar valor e resolver necessidades ou vontades. Ser a roupa que o seu cliente precisa ou que ele ainda não sabe que precisa.